Vemos estas tabelas constantemente na Internet, em clínicas veterinárias e em revistas, no entanto, se pensarmos bem é fácil compreender que gatos e cães não têm uma idade diferente dos humanos, pois a definição de idade é igual para qualquer espécie.
"Idade: Designação de tempo existencial, de uma pessoa, animal ou coisa! Medida através do tempo, unidade de medida que começa nos milésimos de segundo, segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos..."
Ou seja se a unidade de medida é a mesma, a referência de idade humana em animais não faz sentido, devendo antes as tabelas estar designadas por "Correspondência de envelhecimento felino/canino em humanos". Isto porque essas tabelas tentam fazer uma correspondência do grau de envelhecimento de gatos e cães em relação ao envelhecimento humano, sendo mais fácil para o ser humano compreender em que fase de crescimento de encontra o seu animal de estimação se pensar na sua própria idade. Exemplificando, um gato com 14 anos tem um envelhecimento que corresponde a uma pessoa de 72 anos, e nunca "o meu gato tem 72 anos" pois infelizmente gatos e cães não têm tanta longevidade como nós.
Idade só há uma e é universal para todas as espécies, sejam animais ou plantas. O que difere é a longevidade e consequentemente a velocidade de envelhecimento.
Nelson Ferreira
CCP F670002/2018
Autodidata em Etologia Canina
Solar do Cão e do Gato